Programação
Geral
12
de Novembro
|
14h
|
Credenciamento*
|
14h
– 17h
|
Sessão
de Comunicação
|
|
19h
|
Apresentação
Cultural
|
|
20h
|
Mesa
I
|
|
13
de Novembro
|
9h
– 12h
|
Mesa
II
|
14h
– 17h
|
Sessão
Comunicação
|
|
18h
|
Café
|
|
19h
|
Mesa
III
|
|
14
de Novembro
|
9h
– 12h
|
Sessão
de Comunicação
|
14h
– 17h
|
Mesa
IV
|
|
18h
|
Plenária
Final
|
*CREDENCIAMENTO:
será realizado a partir do dia 12 de novembro, às 14h, na entrada
do Salão Nobre.
Apresentação
Cultural
12
de Novembro – 19h
Local:
Salão Nobre
Priscila
Franco Saraiva - voz
Ricardo
Varella - piano
Interpretando
canções de Chico Buarque
Mesas
Local:
Salão Nobre
12
de Novembro
20h00
Mesa
I: Pesquisar para quê?
Professora
Regina Célia Linhares Hostins (UFSC-SC)
13
de Novembro
9h
Mesa
II: Formação para o ensino sem formação para a pesquisa? Ou formação de pesquisadores sem formar professores?
Professora
Helena Costa Lopes de Freitas
Professor
João dos Reis Silva Junior (UFSCAR-SP)
13
de Novembro
19h
Mesa
III: Pós-graduação à distância: crítica às políticas para a
formação em exercício
Professora
Maria de Fátima Félix Rosar (UFMA-MA)
Professor
Lalo Watanabe Minto
(UNESP/Marília-SP)
14
de Novembro
14h
Mesa
IV: A luta por condições de trabalho: estudantes e professores
face aos projetos desenvolvimentistas
Professor
José Alberto Florentino Rodrigues Filho
(UNIMEP/UNICAMP-SP)
Professora
Débora Cristina Goulart (UNESP/Marília-SP)
Sessões
de Comunicação
Segunda-Feira
12 de Novembro – 14h-17h
12 de Novembro – 14h-17h
GT1
– Intelectuais e Concepções Educacionais
- Elza Freire e Memórias brasileiras: Educação, Ditadura e Exílio. Nima Imaculada Spigolon
- Paulo Freire e os movimento de cultura popular: debates e ações para a conscientização. Bruno Botelho Costa
- A questão da educação física escolar na obra de Inezil Penna Marinho: considerações históricas. Ricardo Adriano de Andrade
- Krupskaia no contexto da Revolução Russa. Samantha Lodi-Corrêa
- As noções de utilidade e a constituição do conhecimento útil: um estudo sobre o contrato pedagógico de Rousseau. Terezinha Duarte Vieira
- O conceito de holding e a instituição escolar. Tagiane Maria da Rocha Luz
Local:
Sala
ED12 Prédio Anexo
GT2
– Inclusão
e Exclusão Social
- Meu Cabelo não é ruim: os discursos infantis frente ao processo de racialização social. Flávio Santiago
- O Atendimento Educacional Especializado/AEE com alunos surdos e o Acontecimento de Deleuze. Eliane de Souza Ramos
- Experiência da Liberdade e Minoridades. José Luiz Pastre
- Minha vida de Maria: História oral de vidas das mulheres que frequentam a EJA. Christiane Evelyn Teixeira Leoncy
- Vivências do “fazer teatral” em centros socioeducativos. Fernanda Roberta Lemos Silva
- Cartografias de um currículo encarcerado. Cátia Alvisi
Local:
Sala ED13 Prédio Anexo
GT3
– Produção do Conhecimento em Educação
- A Pedofilia como fenômeno histórico e cultural. Alex Barreiro
- Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. Christian Lindberg Lopes do Nascimento
- A produção do conhecimento histórico em foco: caminhos de uma pesquisa. Rosimeri da Silva Pereira
- A arete como finalidade educativa da paideia: o contraponto entre Platão e os sofistas. Mariana da Rosa
- Processos de construção da Narrativa Gráfica Infantil. Débora Fabiane Barizon
Local
: Sala ED14 Prédio Anexo
Terça-Feira
13 de Novembro – 14h-17h
13 de Novembro – 14h-17h
GT4
– Políticas Públicas Paulistas e Movimentos Sociais
- Ações Afirmativas no Ensino Superior: a produção acadêmica nas Universidades Paulistas. Emanuel Mangueira Carvalho
- Performance e salário: os professores à prova do mérito. Análise do Programa de Valorização por Mérito do estado de São Paulo. Potiguara Mateus Porto de Lima
- Política educacional na gestão José Serra (2007-2010): uma análise da atuação da Apeoesp. Juan Carlos da Silva
- Professores colocados à prova e o processo de trabalho docente na escola pública paulista. Juliana Regina Basilio
- A política educacional do estado de São Paulo e a precarização do trabalho docente. Karolina da Silva Miranda Jardim
Local:
Sala
ED12 Prédio Anexo
GT5
– Avaliação na Educação Básica
- Gênero e desempenho em itens da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): relações com as atitudes e crenças de autoeficácia matemática. Milene Carneiro Machado
- Reconstruindo significados para a avaliação da aprendizagem em matemática no ensino superior. Marta Borges
- A organização do Trabalho Pedagógico em uma escola de excelência com alto IDESP. Daniela Cristina Menezes Cosso
- Prova Brasil e estratégias de pensamento adotadas por alunos do quinto ano do ensino fundamental. Telma Assad Mello
- A participação da família no processo de avaliação institucional na educação infantil. Ana Paula Carra
- Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. Marta Santana Comércio
Local:
Sala ED13 Prédio Anexo
GT6
– Estado e Política Educacional
- Navegantes, trajetórias, descobertas... Maria Isabel Sampaio Dias Baptista
- A política de formação continuada dos profissionais de educação infantil de Campinas/SP (1993-2008). Elaine Regina Cassan
- As políticas de formação continuada de professores, um estudo de caso no Brasil e na Argentina. Wisllayne Ivellyze de Oliveira Dri
- Reflexão e problematização do tema da ética na formação do ator no ensino formal. Lidiane Gomes Lobo
- O Ensino Médio (1995-2002) à luz da teoria althusseriana da escola como “Aparelho Ideológico de Estado”. Carmen Aline Alvares Nougueira
- Análise da atuação do Conselho Municipal de Educação, como espaço de participação da sociedade, nas decisões educacionais e na modernização da gestão pública do município de Atibaia/SP. Sandra Pereira
- A elaboração do PNE 2011-2012: dinâmica e conflitos na formatação de políticas educacionais no Brasil. Antônio Glauber Alves Oliveira
Local:
Sala ED14 Prédio Anexo
GT7
– Educação e Juventude
- Educação em contexto de mobilidade internacional. Viviane Silveira Monteiro Guizelini
- Olhares de estudantes da Favela Real Parque: tecendo sentidos sobre a escola pública. Karina Santos da Silva
- Juventude, práticas culturais e sociabilidades - reflexões a partir de jovens que vivem em área rural. Virgílio Paulo da Silva Alves
- História oral de jovens músicos instrumentistas da periferia de Campinas. Fernando Costa Cordovio
- Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. André Coelho da Silva
Local:
Sala ED15 Prédio Anexo
Quarta-Feira
14 de Novembro – 9h-12h
14 de Novembro – 9h-12h
GT8
– Políticas Educacionais no Ensino Superior
- Prática de professores tutores na formação em nível superior a distância: criação e validação de um instrumento de pesquisa. Marta Fernandes Garcia
- Processo de Regulação para Concessão de Ato Autorizativo de Curso Superior. Adriana de Andrade Espindola
- Institucionalização da educação a distância: UAB e Pró-Licenciatura. Marcio da Costa Berbat
- Influências do Processo de Bolonha na Universidade brasileira. Rogério Duarte Fernandes dos Passos
- Circulação Internacional de Estudantes Universitários de Graduação: Caso Unicamp. Thaís Pinheiro Zarattini Anastácio
- A reforma educacional dos anos 90: um estudo comparado entre Brasil e Suécia. Marina Campos de Avelar
Local:
Sala ED12 Prédio Anexo
GT9
– Educação e Trabalho
- O pequeno operário: Estudo histórico sobre o ensino profissional no Paraná 1960-1980 Desiré Luciane Dominschek Lima
- Processo de trabalho e os novos requisitos de qualificação para o trabalho, um estudo de caso na indústria papeleira. Suelen Kobayashi Costa
- Educação Superior, Trabalho e Humanização: mediações político-institucionais no âmbito de uma práxis educativo-coletiva favorável ao desvelamento de uma especificidade de prática política no Projeto FASB – Barreiras (Bahia). Roberto Marden Lucena
- Pedagogia Histórico-Crítica e o trabalho como princípio educativo. Ana Laura da Silva Teixeira
- De casa para o trabalho: os saberes femininos e o lugar das mulheres no mercado de trabalho. Bianca Briguglio
- Mulheres cuidadoras, mulheres professoras: histórias e memórias da creche área da saúde da Unicamp. Carla de Oliveira
Local:
Sala ED13 Prédio Anexo
GT10
– Instituições Educacionais
- O golpe civil militar de 1964 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto Caroline Maria Florido
- O Instituto Disciplinar de Mogi Mirim ou uma história de violência e abandono. Izalto Júnior Conceição Matos
- Educação não-formal e o Patrimônio cultural rural paulista. Lívia Morais Garcia Lima
- De Pitangueiras à CENP/SP: um estudo identitário e memorialístico sobre as AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP). Márcia Maria Bento Marim
- A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP-ESALQ): Agências Internacionais, Ditadura Cívil-Militar e Resistência (1964 A 1985). Rodrigo Sarruge Molina
Local:
Sala ED14 Prédio Anexo
GT11
– Formação de Professores
- A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. Luciana Cristina Salvatti Coutinho
- Entrefaces de Janus: o lugar do conhecimento da Arte nos currículos para a Formação Geral em universidades brasileiras contemporâneas. Madeleine Piana de Miranda Queiroz
- Tecendo os fios do início da docência: a constituição da professora iniciante. Marciene Aparecida Santos Reis
- Um estudo sobre os usos da linguagem matemática no programa de aperfeiçoamento de educadores no ensino fundamental I e nas práticas pedagógicas desses educadores. Paula Massi Reis Pires
- Concepções, cenários e práticas – em foco o trabalho do gestor educacional. Sueli Helena de Camargo Palmen
- Energia Nuclear mediante o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial de professores de Física. Thirza Pavan Sorpreso
Local:
Sala ED15 Prédio Anexo
GT12
– Educação e Produções Culturais
- A série de leitura “Meninice”, de Luiz Gonzaga Fleury: alguns apontamentos. Ilsa do Carmo Vieira Goulart
- Um estudo sobre a presença de obras contemporâneas de literatura infanto juvenil portuguesa no Brasil. Iris Filomena Mendes de Oliveira
- A educação como reafirmadora da identidade cultural Quechua no Peru. Gladys Norma Leyva Carhuatanta
- Reflexões para a história da educação amazonense no contexto do governo civil militar - 1964 a 1967. Juçara Lobato da Silva
- Um panorama de leituras e leitores do jornal Super Notícia. Renata Kelly de Arruda
- Biblioteca Infantil Melhoramentos: um projeto para a formação do leitor infantil brasileiro. Maria das Dores Soares Maziero
Local:
Sala ED16 Prédio Anexo
GT13
– Cinema e Educação
- Luz!Câmera!(Cri)Ação!: Aproximações e deslizamentos entre espaço, vídeo e educação menor. Eduardo de Oliveira Belleza
- A temporalização da imagem: a estética do tempo no filme ”O fim e o princípio” de Eduardo Coutinho. Eva Aparecida de Oliveira
- Lugares Sociais, Hierarquia e Poder - Cenas do Cotidiano da Escola. Marcos Donizetti Forner Leme
Local:
Sala ED09 Prédio Anexo
GT14-
Relação Público e Privado na Educação
- Impactos e reflexos da Relação Universidade-Empresa no ensino e na pesquisa; um estudo comparativo entre 3 universidades: UNICAMP, USP e UFSCAR. Cláudia Naomi Sakashita
- “Movimento Todos Pela Educação”: um projeto de nação para a educação brasileira. Erika Moreira Martins
- Projeto “Educação Repaginada” de Salto/SP: uma alternativa à adoção de “sistemas privados de ensino”? Rosilene Rodrigues da Silva Souza
- Pesquisa-ação e Memória – para uma educação ambiental na região dos Amarais, em Campinas (SP). Adriana do Amaral
- As políticas educacionais do Estado de São Paulo: desdobramentos para o fortalecimento do pensamento neoliberal. Sarah Maria Freitas Machado Silva
Local:
Sala ED10 Prédio Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário