Programação

Programação Geral


12 de Novembro
14h
Credenciamento*
14h – 17h
Sessão de Comunicação
19h
Apresentação Cultural
20h
Mesa I
13 de Novembro
9h – 12h
Mesa II
14h – 17h
Sessão Comunicação
18h
Café
19h
Mesa III
14 de Novembro
9h – 12h
Sessão de Comunicação
14h – 17h
Mesa IV
18h
Plenária Final
*CREDENCIAMENTO: será realizado a partir do dia 12 de novembro, às 14h, na entrada do Salão Nobre. 
 

Apresentação Cultural
12 de Novembro – 19h
Local: Salão Nobre

Priscila Franco Saraiva - voz
Ricardo Varella - piano
Interpretando canções de Chico Buarque


Mesas
Local: Salão Nobre

12 de Novembro
20h00

Mesa I: Pesquisar para quê?
Professora Regina Célia Linhares Hostins (UFSC-SC)


13 de Novembro
9h

Mesa II: Formação para o ensino sem formação para a pesquisa? Ou formação de pesquisadores sem formar professores?
Professora Helena Costa Lopes de Freitas
Professor João dos Reis Silva Junior (UFSCAR-SP)


13 de Novembro
19h

Mesa III: Pós-graduação à distância: crítica às políticas para a formação em exercício
Professora Maria de Fátima Félix Rosar (UFMA-MA)
Professor Lalo Watanabe Minto (UNESP/Marília-SP)


14 de Novembro
14h

Mesa IV: A luta por condições de trabalho: estudantes e professores face aos projetos desenvolvimentistas
Professor José Alberto Florentino Rodrigues Filho (UNIMEP/UNICAMP-SP)
Professora Débora Cristina Goulart (UNESP/Marília-SP)



Sessões de Comunicação


Segunda-Feira
12 de Novembro – 14h-17h

GT1 – Intelectuais e Concepções Educacionais
  1. Elza Freire e Memórias brasileiras: Educação, Ditadura e Exílio. Nima Imaculada Spigolon
  2. Paulo Freire e os movimento de cultura popular: debates e ações para a conscientização. Bruno Botelho Costa
  3. A questão da educação física escolar na obra de Inezil Penna Marinho: considerações históricas. Ricardo Adriano de Andrade
  4. Krupskaia no contexto da Revolução Russa. Samantha Lodi-Corrêa
  5. As noções de utilidade e a constituição do conhecimento útil: um estudo sobre o contrato pedagógico de Rousseau. Terezinha Duarte Vieira
  6. O conceito de holding e a instituição escolar. Tagiane Maria da Rocha Luz
Local: Sala ED12 Prédio Anexo


GT2 – Inclusão e Exclusão Social
  1. Meu Cabelo não é ruim: os discursos infantis frente ao processo de racialização social. Flávio Santiago
  2. O Atendimento Educacional Especializado/AEE com alunos surdos e o Acontecimento de Deleuze. Eliane de Souza Ramos
  3. Experiência da Liberdade e Minoridades. José Luiz Pastre
  4. Minha vida de Maria: História oral de vidas das mulheres que frequentam a EJA. Christiane Evelyn Teixeira Leoncy
  5. Vivências do “fazer teatral” em centros socioeducativos. Fernanda Roberta Lemos Silva
  6. Cartografias de um currículo encarcerado. Cátia Alvisi
Local: Sala ED13 Prédio Anexo


GT3 – Produção do Conhecimento em Educação
  1. A Pedofilia como fenômeno histórico e cultural. Alex Barreiro
  2. Ciência e religião nos escritos educacionais de John Locke: a formação moral da criança. Christian Lindberg Lopes do Nascimento
  3. A produção do conhecimento histórico em foco: caminhos de uma pesquisa. Rosimeri da Silva Pereira
  4. A arete como finalidade educativa da paideia: o contraponto entre Platão e os sofistas. Mariana da Rosa
  5. Processos de construção da Narrativa Gráfica Infantil. Débora Fabiane Barizon
Local : Sala ED14 Prédio Anexo



Terça-Feira
13 de Novembro – 14h-17h

GT4 – Políticas Públicas Paulistas e Movimentos Sociais
  1. Ações Afirmativas no Ensino Superior: a produção acadêmica nas Universidades Paulistas. Emanuel Mangueira Carvalho
  2. Performance e salário: os professores à prova do mérito. Análise do Programa de Valorização por Mérito do estado de São Paulo. Potiguara Mateus Porto de Lima
  3. Política educacional na gestão José Serra (2007-2010): uma análise da atuação da Apeoesp. Juan Carlos da Silva
  4. Professores colocados à prova e o processo de trabalho docente na escola pública paulista. Juliana Regina Basilio
  5. A política educacional do estado de São Paulo e a precarização do trabalho docente. Karolina da Silva Miranda Jardim
Local: Sala ED12 Prédio Anexo


GT5 – Avaliação na Educação Básica
  1. Gênero e desempenho em itens da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): relações com as atitudes e crenças de autoeficácia matemática. Milene Carneiro Machado
  2. Reconstruindo significados para a avaliação da aprendizagem em matemática no ensino superior. Marta Borges
  3. A organização do Trabalho Pedagógico em uma escola de excelência com alto IDESP. Daniela Cristina Menezes Cosso
  4. Prova Brasil e estratégias de pensamento adotadas por alunos do quinto ano do ensino fundamental. Telma Assad Mello
  5. A participação da família no processo de avaliação institucional na educação infantil. Ana Paula Carra
  6. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. Marta Santana Comércio
Local: Sala ED13 Prédio Anexo


    GT6 – Estado e Política Educacional
    1. Navegantes, trajetórias, descobertas... Maria Isabel Sampaio Dias Baptista
    2. A política de formação continuada dos profissionais de educação infantil de Campinas/SP (1993-2008). Elaine Regina Cassan
    3. As políticas de formação continuada de professores, um estudo de caso no Brasil e na Argentina. Wisllayne Ivellyze de Oliveira Dri
    4. Reflexão e problematização do tema da ética na formação do ator no ensino formal. Lidiane Gomes Lobo
    5. O Ensino Médio (1995-2002) à luz da teoria althusseriana da escola como “Aparelho Ideológico de Estado”. Carmen Aline Alvares Nougueira
    6. Análise da atuação do Conselho Municipal de Educação, como espaço de participação da sociedade, nas decisões educacionais e na modernização da gestão pública do município de Atibaia/SP. Sandra Pereira
    7. A elaboração do PNE 2011-2012: dinâmica e conflitos na formatação de políticas educacionais no Brasil. Antônio Glauber Alves Oliveira
    Local: Sala ED14 Prédio Anexo


    GT7 – Educação e Juventude
    1. Educação em contexto de mobilidade internacional. Viviane Silveira Monteiro Guizelini
    2. Olhares de estudantes da Favela Real Parque: tecendo sentidos sobre a escola pública. Karina Santos da Silva
    3. Juventude, práticas culturais e sociabilidades - reflexões a partir de jovens que vivem em área rural. Virgílio Paulo da Silva Alves
    4. História oral de jovens músicos instrumentistas da periferia de Campinas. Fernando Costa Cordovio
    5. Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. André Coelho da Silva
    Local: Sala ED15 Prédio Anexo



    Quarta-Feira
    14 de Novembro – 9h-12h

    GT8 – Políticas Educacionais no Ensino Superior
    1. Prática de professores tutores na formação em nível superior a distância: criação e validação de um instrumento de pesquisa. Marta Fernandes Garcia
    2. Processo de Regulação para Concessão de Ato Autorizativo de Curso Superior. Adriana de Andrade Espindola
    3. Institucionalização da educação a distância: UAB e Pró-Licenciatura. Marcio da Costa Berbat
    4. Influências do Processo de Bolonha na Universidade brasileira. Rogério Duarte Fernandes dos Passos
    5. Circulação Internacional de Estudantes Universitários de Graduação: Caso Unicamp. Thaís Pinheiro Zarattini Anastácio
    6. A reforma educacional dos anos 90: um estudo comparado entre Brasil e Suécia. Marina Campos de Avelar
    Local: Sala ED12 Prédio Anexo


    GT9 – Educação e Trabalho
    1. O pequeno operário: Estudo histórico sobre o ensino profissional no Paraná 1960-1980 Desiré Luciane Dominschek Lima
    2. Processo de trabalho e os novos requisitos de qualificação para o trabalho, um estudo de caso na indústria papeleira. Suelen Kobayashi Costa
    3. Educação Superior, Trabalho e Humanização: mediações político-institucionais no âmbito de uma práxis educativo-coletiva favorável ao desvelamento de uma especificidade de prática política no Projeto FASB – Barreiras (Bahia). Roberto Marden Lucena
    4. Pedagogia Histórico-Crítica e o trabalho como princípio educativo. Ana Laura da Silva Teixeira
    5. De casa para o trabalho: os saberes femininos e o lugar das mulheres no mercado de trabalho. Bianca Briguglio
    6. Mulheres cuidadoras, mulheres professoras: histórias e memórias da creche área da saúde da Unicamp. Carla de Oliveira
    Local: Sala ED13 Prédio Anexo


    GT10 – Instituições Educacionais
    1. O golpe civil militar de 1964 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto Caroline Maria Florido
    2. O Instituto Disciplinar de Mogi Mirim ou uma história de violência e abandono. Izalto Júnior Conceição Matos
    3. Educação não-formal e o Patrimônio cultural rural paulista. Lívia Morais Garcia Lima
    4. De Pitangueiras à CENP/SP: um estudo identitário e memorialístico sobre as AMS (ATIVIDADES MATEMÁTICAS – CENP/SP). Márcia Maria Bento Marim
    5. A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP-ESALQ): Agências Internacionais, Ditadura Cívil-Militar e Resistência (1964 A 1985). Rodrigo Sarruge Molina
    Local: Sala ED14 Prédio Anexo


    GT11 – Formação de Professores
    1. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. Luciana Cristina Salvatti Coutinho
    2. Entrefaces de Janus: o lugar do conhecimento da Arte nos currículos para a Formação Geral em universidades brasileiras contemporâneas. Madeleine Piana de Miranda Queiroz
    3. Tecendo os fios do início da docência: a constituição da professora iniciante. Marciene Aparecida Santos Reis
    4. Um estudo sobre os usos da linguagem matemática no programa de aperfeiçoamento de educadores no ensino fundamental I e nas práticas pedagógicas desses educadores. Paula Massi Reis Pires
    5. Concepções, cenários e práticas – em foco o trabalho do gestor educacional. Sueli Helena de Camargo Palmen
    6. Energia Nuclear mediante o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial de professores de Física. Thirza Pavan Sorpreso
    Local: Sala ED15 Prédio Anexo


    GT12 – Educação e Produções Culturais
    1. A série de leitura “Meninice”, de Luiz Gonzaga Fleury: alguns apontamentos. Ilsa do Carmo Vieira Goulart
    2. Um estudo sobre a presença de obras contemporâneas de literatura infanto juvenil portuguesa no Brasil. Iris Filomena Mendes de Oliveira
    3. A educação como reafirmadora da identidade cultural Quechua no Peru. Gladys Norma Leyva Carhuatanta
    4. Reflexões para a história da educação amazonense no contexto do governo civil militar - 1964 a 1967. Juçara Lobato da Silva
    5. Um panorama de leituras e leitores do jornal Super Notícia. Renata Kelly de Arruda
    6. Biblioteca Infantil Melhoramentos: um projeto para a formação do leitor infantil brasileiro. Maria das Dores Soares Maziero
    Local: Sala ED16 Prédio Anexo


    GT13 – Cinema e Educação
    1. Luz!Câmera!(Cri)Ação!: Aproximações e deslizamentos entre espaço, vídeo e educação menor. Eduardo de Oliveira Belleza
    2. A temporalização da imagem: a estética do tempo no filme ”O fim e o princípio” de Eduardo Coutinho. Eva Aparecida de Oliveira
    3. Lugares Sociais, Hierarquia e Poder - Cenas do Cotidiano da Escola. Marcos Donizetti Forner Leme
    Local: Sala ED09 Prédio Anexo


    GT14- Relação Público e Privado na Educação
    1. Impactos e reflexos da Relação Universidade-Empresa no ensino e na pesquisa; um estudo comparativo entre 3 universidades: UNICAMP, USP e UFSCAR. Cláudia Naomi Sakashita
    2. Movimento Todos Pela Educação”: um projeto de nação para a educação brasileira. Erika Moreira Martins
    3. Projeto “Educação Repaginada” de Salto/SP: uma alternativa à adoção de “sistemas privados de ensino”? Rosilene Rodrigues da Silva Souza
    4. Pesquisa-ação e Memória – para uma educação ambiental na região dos Amarais, em Campinas (SP). Adriana do Amaral
    5. As políticas educacionais do Estado de São Paulo: desdobramentos para o fortalecimento do pensamento neoliberal. Sarah Maria Freitas Machado Silva
    Local: Sala ED10 Prédio Anexo





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